O prefeito Firmino Filho sobe o tom mais uma vez sobre o isolamento social em Teresina. Segundo ele, as pessoas estão indo ao centro de Teresina “por vezes para serviço essencial, por vezes não”. Para o prefeito, o Centro de Teresina seria um foco para irradiação do vírus para todas as outras zonas de Teresina. O prefeito falou da possibilidade de decretar lockdown parcial e implantar o rodízio de veículos.

Firmino Filho ameaça decretar lockdown e rodízio de veículos em Teresina por conta do relaxamento do isolamento social no combate ao coronavírus
Firmino Filho emite sinais de que lockdown em Teresina se aproxima

Firmino pode decretar lockdown parcial em Teresina

O prefeito anunciou que estuda adotar o lockdown parcial em Teresina caso as medidas de isolamento social continuarem a ser desrespeitadas. Com o lockdown, pessoas que não trabalham em setores essenciais ficam obrigadas a permanecer em suas casas, não podendo circular de forma alguma pela cidade.

“Estamos estudando um lockdown que  seria parcial, funcionando final de semana, o que aconteceu na Turquia. Na Turquia adota quarentena durante a  semana e no fim de semana é fechado tudo. Na Turquia  teve bons resultados. Isso está sendo estudando, em caso de deterioração do quadro podemos adotar medidas drásticas como essa”, anunciou o prefeito.

Firmino Filho, sobre o lockdown

Segundo o prefeito de Teresina, não é interesse da administração municipal adotar medidas impopulares, mas que elas são necessárias para salvar vidas. “A gente não quer adotar. Essas medidas são impopulares, antipáticas mas nesse momento elas podem ser necessárias para que possamos salvar vidas. Infelizmente com a duração da quarentena muitas pessoas se acostumaram com ameaça, com medo e estão de forma, às vezes até desrespeitosa ,quebrando o isolamento. Isso pode significar muito  sofrimento, muita dor, e muitos óbitos em Teresina”, finalizou. 

Rodízio de veículos em Teresina

Firmino afirmou também a possibilidade de rodízio de veículos em Teresina. “Existe já em estudo um decreto para nós possamos reduzir a circulação no  centro da cidade porque o centro é irradiador do vírus para  outras regiões. A pesquisa passada mostrava que a única região que não chegou ainda muito vírus foi na zona Norte. E, se esse processo de comparecimento ao centro, de ida  de veículo ao centro,  pessoas continuarem indo ao centro por vezes para serviço essencial, por vezes não. Esse processo precisa ser diminuído. Se não houver  esta semana uma diminuição significativa  , se não houvee aumento de respeito ao decreto de isolamento vamos ter que tomar decisões mais drásticas, como é a questão do rodízio”, concluiu o prefeito.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *