TCE-PI cria aplicativo para acompanhar gastos no combate ao coronavírus

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) disponibilizou nesta segunda-feira (27) a ferramenta “Painel Covid-19 Piauí”, que permite o acompanhamento, dos recursos que vêm sendo recebidos e utilizados pelo Estado e pelos municípios piauienses no combate à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o TCE-PI, o “Painel Covid-19 Piauí” permite que a população verifique o valor total repassado pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS ao estado e aos municípios piauienses, discriminando o montante de cada transferência, a data do recebimento e quanto deste valor é destinado a ações de enfrentamento à covid-19. Ao mesmo tempo, é possível consultar quais as principais despesas contratadas para o combate à pandemia, discriminando valores totais de contratos, objetos das despesas, principais empresas contratadas até o momento, entre outras informações de interesse geral.

A ferramenta foi construída com o esforço conjunto da Divisão de Desenvolvimento de Software do TCE/PI e da Comissão TCE Covid-19, instituída esse mês, com o objetivo de analisar, de forma concomitante, as receitas recebidas e as despesas empregadas no enfrentamento à COVID-19 no Piauí.

Segundo a auditora de controle externo Geysa Elane Sá, que é uma das coordenadoras da Comissão TCE Covid-19,

“O principal objetivo do ‘Painel Covid-19 Piauí’ é trazer transparência à sociedade dos recursos que a Administração Pública piauiense vem destinando ao combate à pandemia, reunindo em uma única ferramenta, de forma compreensível, informações sobre os recursos recebidos e as despesas contratadas”.

O auditor de controle externo Luis Batista, que também se encontra à frente da comissão, afirma que as informações serão atualizadas quando os recursos forem disponibilizados pelo governo federal

“As informações serão atualizadas à medida em que forem repassados recursos do governo federal, e também quando forem publicados na imprensa oficial novos contratos relacionados com o novo coronavírus”.

Da Redação
Com informações da Ascom/TCE

PAINEL COVID-19 PIAUÍ

relacionadas

talvez você goste