Sobe para 37 o número de casos do novo coronavírus no Brasil

O Brasil já soma 37 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados são de plataforma do Ministério da Saúde atualizada com dados até o início da tarde desta quarta-feira (11).

Até terça (10), eram 34 casos. Entre as novas confirmações, duas ocorreram no Rio de Janeiro e uma no Rio Grande do Sul.

Também houve um caso contabilizado no Distrito Federal, mas que ainda não entrou na lista do Ministério da Saúde.

Com a atualização, ao menos sete estados e Distrito Federal já têm registros do covid-19. O maior número ocorre em São Paulo, onde há 19 casos confirmados até o momento.

Também registram casos: Rio de Janeiro (10), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (1).

Nesta quarta, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus.

Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a organização demorou a reconhecer o cenário.

“Teimaram comigo. Falei: é uma pandemia, e desde a semana passada o Brasil já trata como pandemia. Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde”, afirmou.

Segundo ele, com a declaração de pandemia, a ideia é que o país passe a usar como critério para identificar casos a ocorrência de sintomas e histórico de viagem internacional, além do contato com casos confirmados.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste