Sessão de meditação marca ações da campanha Janeiro Branco na Sema

Os cuidados com a saúde mental são o foco do Janeiro Branco, uma iniciativa voltada também para a promoção do bem-estar humano. E, por mais um ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) aderiu à campanha.

Na manhã desta terça-feira (14), o Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sema realizou uma sessão de relaxamento e meditação com os servidores. O momento foi guiado pelo psicólogo João Henrique, que explica a importância do Janeiro Branco para a sociedade.

“A campanha não se trata apenas da prevenção de doenças, mas também aborda a qualidade dos nossos relacionamentos, trabalha nossa afetividade e a nossa relação conosco. Tudo isto afeta nossa saúde mental e precisa ser trabalhado”, destaca.

João Henrique frisa ainda a necessidade de romper tabus. “Quando falamos em buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, logo somos taxados de loucos e isso não existe. Todos nós precisamos cuidar da nossa saúde mental, sobretudo na sociedade que estamos inseridos, repleta de estímulos, apego, cobranças”, completa.

Por fim, o psicólogo ressalta que uma das formas de trabalhar o bem-estar é através de técnicas de relaxamento e meditação. “Elas ajudam no controle da ansiedade, aliviam os sintomas da depressão, ajudam na expansão da consciência, na mudança de hábitos. São muitos benefícios e sem custo algum, apenas questão de prática”, conclui.