Semec e Federação de Xadrez preparam professores para ampliar disciplina nas escolas

Ascom/Semec

Para expandir as aulas de xadrez nas escolas de tempo integral da Rede Municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está promovendo hoje (20) um curso de capacitação para professores de xadrez. O curso gratuito acontece no Centro de Formação Odilon Nunes e é uma forma de seleção para a contratação de estagiários.

Os participantes são universitários de cursos de licenciatura que já jogam xadrez. A ideia é prepara-los para ensinar os alunos das escolas da Prefeitura. “Ensinar não só a jogar, mas principalmente os princípios de respeito, paciência, raciocínio lógico, entre outros”, explica o professor Júlio José.

A formação é uma parceria com a Federação Piauiense de Xadrez, que vem apoiando as ações da Semec para disseminar o xadrez nas salas de aula. Os mais habilitados serão encaminhados para um período de estágio em unidades de ensino de tempo integral, onde atuarão como professores da disciplina.

A coordenadora das escolas de tempo integral do município, Eliane Santos, deu boas vindas aos participantes e espera formar uma boa turma de professores para este ano. “São entusiastas do xadrez e podem realizar um bom trabalho nas escolas. Assim esperamos ampliar a prática entre os alunos, descobrindo talentos e colhendo os benefícios do jogo como ferramenta pedagógica”, conclui.