Rios Marathaoan e Longá atingem cota de inundações e alagam cidades

6
Compartilhar

Boletim do Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) divulgado nesta terça-feira (10) revela que os rios Marathaoan e Longá atingem a cota de inundações, provocando alagamentos nas cidades de Barras e Esperantina.

O secretário Estadual de Defesa Civil confirmou que além de Barras e Esperantina, as cidades de Batalha e Luzilândia estão em situação de alerta. O secretário informou que não há nenhuma família desabrigada ou desalojada.

O boletim emitido pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, às 6h, confirmou que a cota de inundações foi registrada na madrugada de hoje, devido as chuvas das últmas 12 horas.

“Sugere-se que todos os órgão competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos”, diz a nota do CPRM.

O rio Marathaoan, em Barras, elevou o leito 31 cm nas ultimas 24h, onde foi registrada a cota de 4,40 m às 5h45 de hoje, e com previsão de atingir a cota em torno de 4,58 m nas próximas 8 h, portanto 48 cm acima da cota de Inundação (4,20m).

O rio Longá, em Esperantina, aumentou 39 cm nas ultimas 24h o leito do rio, onde foi registrada a cota de 7,43 m às 5h45 de hoje, e com previsão de atingir a cota em torno de 7,60 m nas próximas 8 h, portanto 20 cm acima da cota de Inundação (7,40m).

Segundo o boletim, nas cidades de Teresina e Timon (MA) o nível do rio Parnaíba teve uma redução no seu nível nas ultimas horas, onde a cota atual registrada é de 4,23 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 4,16 m às 01:00 h do dia de hoje, 10/03/2020, portanto dentro da faixa de normalidade.

Com relação ao nível d’água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú-MA e Floriano-PI, os níveis encontram se dentro da normalidade.

Luzilândia
O nível do rio Parnaíba sofreu elevação de 64 cm nas ultimas 24 horas, onde a cota atual registrada é de 4,74 m, tendo previsão de chegar em valores em torno de 5,01 m às 17h30 do dia de hoje, 10/03/2020, portanto 1 cm acima do nível de Alerta (5,00 m).

Da Redação
Com informações do visãopiaui.com.br

Postagens Relacionadas
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *