Revitalização de parte do Centro de Teresina será entregue neste mês

A SDU Centro Norte entrega para a população, até o dia 15 de dezembro, a primeira etapa da obra de acessibilidade nas ruas do Centro de Teresina. Está em fase de conclusão a revitalização das ruas Rui Barbosa, Álvaro Mendes e Simplício Mendes.

A obra está requalificando oito vias na área central da cidade e tem investimentos de mais de R$ 2 milhões via CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O projeto contempla as ruas Álvaro Mendes, Simplício Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão.

Estas vias receberam uma revitalização total de acessibilidade, com a adequação das calçadas, passeios e rampas, novas pavimentações e novos pisos intertravados, paisagismo, travessias elevadas, novas placas de sinalização, novos bancos, lixeiras e iluminação.

“Estamos finalizando a parte da obra no trecho que compreende as ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes. A previsão é que ainda na primeira quinzena de dezembro o serviço seja concluído. Em seguida entraremos com as intervenções urbanísticas, paisagismo, jardinagem e o mobiliário urbano”, explicou Adélia de Melo, engenheira da SDU Centro Norte.

A engenheira acrescenta que, após esse etapa, será iniciada a intervenção na Rua João Cabral, que vai ganhar calçadas mais largas e com acessibilidade. “Com a conclusão do quadrante das Ruas Rui Barbosa, Álvaro Mendes e Simplício Mendes deixaremos o local livre para as pessoas transitarem com toda segurança, considerando que nesse período do ano a movimentação no Centro aumenta por conta das compras de Natal”, enfatiza.

A meta da obra é transformar o local em um espaço com total acessibilidade, onde o pedestre seja o protagonista. “As calçadas foram requalificadas e ganharam piso tátil, que garantem acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, por exemplo. Além disso, as travessias elevadas proporcionam mais segurança para travessia dos pedestres”, finalizou a engenheira.

Fonte: Ascom/PMT
Foto: Rômulo Piauilino

relacionadas

talvez você goste