PT vai apoiar Baleia Rossi à Presidência da Câmara

Após discussões internas, a bancada do PT na Câmara decidiu que vai apoiar o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Casa. Dessa forma, o candidato se fortalece contra o nome do Palácio do Planalto para o cargo: o líder do centrão, Arthur Lira (PP-AL).

A decisão foi tomada pelo PT após reunião hoje à tarde. Embora tendessem a apoiar Baleia, havia integrantes do partido que preferiam lançar um candidato próprio da oposição para se juntar ao emedebista num eventual segundo turno ou não ficar ao lado dele pelo fato de Baleia ser do MDB.

Ele é presidente nacional da sigla de Eduardo Cunha, que possibilitou a abertura do impeachment contra Dilma Rousseff (PT), e de Michel Temer, que assumiu a Presidência da República após o processo.

A possibilidade de uma candidatura própria da oposição ou do partido estava no radar até hoje. No entanto, com a decisão de outras siglas de esquerda, como PCdoB e PSB, de já aderirem a Baleia, a ala mais pragmática do partido se sobressaiu.

Baleia tem por trás de sua candidatura o grupo político do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Agora, com a decisão do PT, ele conta com o apoio de cerca de 280 deputados federais contra aproximadamente 175 do bloco de Lira.
Compõem o bloco de Baleia PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV, Rede, além da oposição, com exceção do PSOL. Este último partido ainda discute se apoiará Baleia ou se lançará candidato próprio para marcar posição, como costuma fazer.

Apesar de estar em menor número de aliados, a perspectiva do grupo de Lira é que este consiga votos de integrantes do PSB, PSL, PSDB, PDT, Cidadania e do DEM – neste último caso, se o MDB também realmente sair com candidato próprio à Presidência do Senado. Um fator que pesa a favor de traições é que o voto é secreto.

Lira deve começar a viajar amanhã pelo país para conversar com deputados ‘amigos’ e outros tidos como ‘desgarrados’. Baleia pretende lançar a candidatura oficialmente na quarta (6) e começar a viajar na quinta (7). A eleição interna da Câmara está prevista para a primeira semana de fevereiro.

A reunião hoje durou cerca de duas horas e foi marcada após outra na semana passada ser inconclusiva. Embora a decisão tenha sido pelo apoio a Baleia, não houve um aval tão majoritário. Em votação, 27 petistas foram a favor do apoio imediato a Baleia contra 23 que preferiam uma candidatura da oposição com apoio a Baleia somente depois ou mais tempo para discussão.

Em nota assinada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e pelo líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), a bancada do partido afirma que decidiu apoiar Baleia Rossi a partir de compromissos firmados pelo candidato com os partidos de oposição (PT, PSB, PDT, PCdoB, Rede) que busquem a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo e uma agenda legislativa que “contemple direitos essenciais da população”.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste