Psicóloga do Humana Clinic destaca importância de uma vida ativa na terceira idade | Nós cuidamos melhor

A cada ano cresce o número de idosos no Brasil e no mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2042 a população de pessoas acima dos 60 anos deve dobrar. Atualmente são mais de 29 milhões de idosos no país.

Para a psicóloga do espaço Humana Clinic da Humana Saúde, Ana Moema, com formação em Gerontologia, o aumento da população idosa vem mudando a forma de ver o envelhecimento.

“A visão sobre o que é envelhecer está se modificando. Os idosos estão percebendo que é preciso ter uma voz mais ativa sobre suas rotinas e decisões. Envelhecer hoje não está mais associado a ficar parado, debilidade, perda de memória e perda de autonomia. Isso porque cuidar da saúde física e mental é o caminho para termos idosos mais ativos e com qualidade de vida”, destaca a psicóloga.

Ainda segundo ela, apesar dessa mudança, o preconceito continua sendo um grande empecilho. “Essa fase da vida tem suas próprias dificuldades, não tem como negar, ficamos mais vulneráveis a doenças, mas os avanços da medicina e da psicologia vêm garantindo tratamentos cada vez mais eficazes. O importante é quebrar o preconceito quanto às potencialidades do idoso e isso precisa ser superado, em muitos casos, junto ao próprio Idoso”, frisa.

Ana Moema afirma que a forma de envelhecer com saúde é apostar na prevenção, buscando atendimento especializado.

“A psicologia é uma forte aliada para se ter um envelhecimento saudável. A Terapia Cognitivo Comportamental, conhecida como TCC, por exemplo, que é a linha com a qual eu trabalho, tem ferramentas e estratégias muito úteis para auxiliar no processo de adaptação aos novos desafios característicos dessa fase da vida”, explica.

Além de uma abordagem focada no emocional do idoso e na sua realidade cotidiana, a psicóloga destaca o foco na estimulação da capacidade cognitiva.

“É fundamental trabalhar o diálogo, o lúdico, a interação, que ajudam no melhoramento da capacidade cognitiva, levando em consideração, o nível de estruturação comportamental e o grupo no qual o idoso se encontra”, afirma.

Para saber mais sobre horário de atendimento e obter outras informações sobre o Humana Clinic, ligue para 3221-3842 ou faça uma visita à sede da Humana Saúde, que fica na av. Frei Serafim, nº 2155 – Centro – Teresina – Piauí.


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *