Projeto prepara alunos da Escola Municipal Francilio Almeida a lidarem com suas emoções

Ascom/Semec

Com um olhar mais voltado para a formação humana dos estudantes, a equipe da Escola Municipal Deputado Francílio Almeida, localizada no bairro Vila Bandeirante, zona Leste de Teresina, esta desenvolvendo diferentes ações no cotidiano da escola através do Projeto Alfabetização Emocional: O papel da emoção na construção do conhecimento.

A iniciativa também faz parte da trajetória iniciada com a atualização do currículo, que é orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os principais ganhos com o novo modelo está a formação integral do estudante, onde aprender sobre empatia, comunicação e sonhos é tão importante quando o conteúdo das disciplinas curriculares.

Nesta segunda-feira (25), os estudantes se reuniram em um momento especial e realizaram diferentes apresentações, onde o maior objetivo é trabalhar as questões socioemocionais abordado diferentes valores e sentimentos como respeito, igualdade, solidariedade, combate ao preconceito, persistência, resiliência, autonomia, paciência, disciplina, tolerância, entre vários outros.

“Uma criança com baixa estima não consegue avançar. Daí a ideia de iniciar primeiramente formações com os professores, trabalhando práticas mais humanas para serem trabalhadas com os alunos. O projeto teve inicio em 2007 e com a nova BNCC veio consolidar e apoiar o que já estávamos realizando. Estamos planejando todas as ações, entre elas, posso exemplificar o ‘Pote da felicidade’, onde as crianças uma vez na semana escreve uma mensagem sobre o que o deixaria feliz e coloca no pote. Essa ação também é realizada com as famílias”, destaca Mônica Maria Ferreira Santos, gestora da escola.

Ascom/Semec

A gestora explica que durante a culminância do projeto os alunos realizaram apresentações com diferentes mensagens. “Os estudantes encenaram a peça de Narciso, que aborda sobre o egoísmo, e que teve como objetivo despertar nas crianças a valorização dos colegas. Os alunos também assistiram ao filme ‘Divertidamente’ onde se trabalha diferentes emoções e ensina a saber lidar com elas. Também foi falado sobre leitura, bullying, respeito às diferenças, racismo, afetividade e a importância de termos quem gostamos próximo, solidariedade, óleo nas praias do Nordeste respeitando a natureza, redes sociais mostrando o mundo virtual e finalizado com o girassol que fala sobre colaboração e amizade. Tudo fundamentado em livros, artigos, documentários, entre outros”, pontua Mônica.

A Escola Municipal Deputado Francílio Almeida atende 389 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nos turnos manhã e tarde. As ações do projeto irão influenciar de forma direta no aprendizado dos alunos, na relação entre alunos e professores, refletindo também no convívio familiar.