Programa THEch abrirá edital para seleção de equipes e startups nesta sexta (21)

Ascom/Semdec

O Programa THEch vai lançar seu primeiro edital, nesta sexta-feira (21), às 11h, no Palácio da Cidade. Com foco em carreira e negócios, o edital será composto por quatro fases e funcionará por cerca de dez meses. Poderão participar instituições públicas e privadas que queiram desenvolver ou aperfeiçoar seus programas de inovação aberta, instituições de apoio à inovação, equipes empreendedoras ou startups em fase de ideação.

A primeira fase do projeto consistirá na seleção das equipes empreendedoras e startups em fase de ideação, que possuem interesse em desenvolver competências demandadas pelo mercado de trabalho e validar negócios.

De acordo com a coordenadora do Programa Thech, Luciana Tsukada, qualquer pessoa com idade a partir de 15 anos pode se inscrever e não é necessário ter CNPJ para participar das primeiras fases do programa. “As equipes empreendedoras podem se formar no momento em que estiverem se escrevendo no edital, ou seja, qualquer pessoa, a partir de 15 anos de idade, pode formar uma equipe de pelo menos três integrantes e se inscrever no edital”, explica.

Segundo o edital, na segunda fase, dez equipes serão selecionadas e receberão um aporte financeiro entre 10 a 15 mil reais. Nesta fase, o objetivo é que as equipes desenvolvam protótipos que possam resolver os desafios apresentados pelas empresas e instituições públicas participantes. Na terceira fase serão selecionadas pelo menos quatro equipes que já tenham chegado na fase de teste do seu protótipo. Já na quarta fase, apenas duas equipes serão beneficiadas para imersão internacional.

A seleção das instituições de apoio à inovação (como faculdades e universidades), empresas e instituições públicas será realizada por meio de um segundo edital, com previsão de lançamento no mês de março. O intuito deste edital é aproximar as equipes empreendedoras de instituições que buscam aperfeiçoar ou desenvolver seus programas de inovação aberta.

Segundo a coordenadora geral do Espaço THEch, Verônica Coelho, esta é uma ótima oportunidade para quem deseja obter capacitação e se tornar um empreendedor qualificado. “Aqui as equipes empreendedoras selecionadas serão ensinadas a desenvolver habilidades que hoje as empresas buscam em seus colaboradores. Além disso, elas terão a oportunidade de se conectar com as instituições públicas e privadas que estão participando do programa e já desenvolverem habilidades para a área que ela pretende atuar no mercado”, comenta.

O Programa THEch é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e uma parceria firmada com a Softex, uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip).