Prefeitura de União anuncia a exoneração do secretário de Educação

A prefeitura de União anunciou nesta terça-feira (12) a exoneração do secretário de Educação, Marcone Martins, preso na operação da Polícia Federal que investiga o desvio de recursos públicos da Secretaria de Educação.

De acordo com a nota, a exoneração do secretário de Educação é devido o gestor ter se tornado alvo principal da denúncia de desvio de recursos públicos. Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura Municipal de União lamenta a prisão do vereador e dos demais envolvidos e espera que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

Confira a nota:

Prefeitura de União anuncia a exoneração do secretário de Educação
Nota comunica a exoneração do secretário de Educação, Marcone Martins

Entenda o caso
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União – CGU, a “Operação Delivery”, decorrente de investigação de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de União-PI.

De acordo com informações da Polícia Federal, cinco pessoas foram presas, entre elas, empresários, agentes públicos municipais e um vereador – investigadas pelos crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias.

O inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379 mil em espécie, no dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

Segundo o inquérito policial, a Secretaria de Educação de União-PI teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias, com sede em Fortaleza-CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

Análises da CGU apontam que os contratos superfaturados, utilizados para obtenção do dinheiro apreendido, causaram ao FUNDEB prejuízo de, no mínimo, R$ 500 mil.

Na ação de hoje, 45 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União cumprem dez Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Teresina, União e Fortaleza-CE, além de cinco Mandados de Prisão Preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Teresina.

A palavra Delivery tem origem inglesa e faz referência à forma como o dinheiro foi transportado entre os estados do Ceará e Piauí para entrega ao destinatário final em União-PI.

Da Redação
Foto: Reprodução



relacionadas

talvez você goste