Prazo do Censo Escolar 2020 é prorrogado até agosto

0
Compartilhar

Os representantes das escolas públicas e privadas da educação básica do país terão mais dois meses para acessar o Sistema Educacenso para o início da coleta dos dados do Censo Escolar 2020. O prazo foi ampliado por considerar a suspensão das atividades escolares impostas pela pandemia da Covid-19 e o Educacenso ficará disponível para a declaração das informações até 21 de agosto.

A execução do Censo Escolar cumpre a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), pois os dados do censo orientam os repasses do fundo para municípios e unidades da federação. Além disso, a distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações consolidadas na pesquisa estatística.

Os dados coletados pelo Censo Escolar 2020 contribuirão, ainda, para o cálculo de um conjunto amplo de indicadores que possibilitem a compreensão da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que inclusive são referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). A pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada, anualmente, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O coordenador do Censo Escolar 2020 no Piauí, Jorge Melo, destaca que até o momento foram registradas cerca de 120 mil das 900 mil matrículas esperadas para o Piauí. “Essas matrículas já registradas no sistema Educacenso não incluem as da rede estadual e da rede municipal de Teresina, que serão migradas até o fim de junho para o sistema, com sua conclusão. Mesmo com a pandemia, consideramos satisfatório o andamento do Censo Escolar 2020 no Piauí”, completa Melo.

Em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, os dados do Censo Escolar 2020 têm como referência o dia 11 de março.

Informações: (86) 999483112, 999347138, 981281962 e 999221368

Fonte: CCOM

Postagens Relacionadas
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *