Polícia Federal cumpre mandados de prisão por caixa dois intermediado por ex-senador em eleição no Pará

A Polícia Federal deflagrou operação nesta quinta-feira (9) para cumprir dois mandados de prisão em Pará e Tocantins como parte de investigação sobre suspeita de caixa dois nas eleições de 2014 para o governo do Estado do Pará, que teria envolvimento do ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB), que foi preso em Belém, sob suspeita de ter intermediado os pagamentos. O Luiz Otávio Campos é acusado de receber de 1,5 milhão de reais, informou a PF.

Além das prisões, a PF cumprirá ainda seis mandados de busca e apreensão, sendo dois deles no Distrito Federal e os outros divididos entre os Estados onde agentes da PF cumprirão os mandados de prisão.

acordo com a Polícia Federal, investigação iniciada a partir de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht no âmbito da Lava Jato revelou que um candidato ao governo do Pará recebeu três pagamentos de 500 mil reais cada, intermediados por um ex-senador ligado ao então governo paraense.

“Durante o trabalho investigativo, foram encontrados indícios de que pelo menos um dos pagamentos foi realizado em endereço ligado a parentes do ex-senador da República citado pelos executivos”, afirmou a PF em nota, sem nomear os suspeitos, conforme os regulamentos da corporação sobre a identificação de seus alvos.

“Os crimes sob investigação são de falsidade ideológica eleitoral (caixa dois), formação de quadrilha e lavagem de dinheiro”, acrescentou.

Segundo a PF, o caso investigado inicialmente tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas que foi encaminhado à Justiça Eleitoral em Belém após decisão que confirmou entendimento sobre a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns em conexão com crimes eleitorais.

Fonte: Terra.

relacionadas

talvez você goste