Artigo – O que pode nos imunizar contra a tristeza?

Cristo Jesus enfatizou o Jesuíta Papa Francisco: “A Eucaristia não é simples lembrança; é um fato: é a Páscoa do Senhor, que ressuscita para nós”. Os problemas cotidianos não desaparecem, mas o seu peso deixará de nos esmagar, porque, na profundidade de nós mesmos, temos Jesus que nos encoraja com o seu amor. “Só o amor cura o medo pela raiz, e liberta dos fechamentos que aprisionam” enfatiza o nobre Jesuíta!

Teresina e o Estado do Piauí estão com medo? E não é o medo da pandemia do coronavírus. Quem não tem medo? Cristo temeu a morte; mas trilhou o caminho. Os Cristãos são conhecidos e reconhecidos por serem capazes de dar a própria vida por uma causa. O perigo do medo é a paralisia. Teresina e o Estado do Piauí estão em clima de profunda tristeza. Estamos sob a égide do poder econômico? E os seres humanos que não possuem nada em termos materiais? Estão aflitos. Estão com medo. Estão sujeitos a atos de injustiça a qualquer momento? Comerciantes estão vendo o pão de cada dia escorrer de suas mãos? O processo educacional passou a ser um “faz de conta”? A tensão é contínua?

O que pode nos imunizar contra a tristeza? DEUS. O apenas pedir prosperidade econômica enlouquece? Canais católicos salvando vidas e passando e repassando esperanças. Leia a Sagrada Escritura diariamente. Evite a TV Funerária. Evite todos aqueles que desejam desviar o foco da realidade sofrida do povo. O povo realmente está sofrendo. O Auxílio Emergencial providenciado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro e com o aval do Congresso Macional evitou muitas mortes e contínuo desespero. A tristeza toma conta dos poucos que se arriscam em sair às ruas. E saem porque precisam sobreviver. O mundo inteiro voltando à vida. 90% da República Federativa do Brasil se normalizando.

O noticiário funeral não cessa. A política contínua de perseguição mental não dar o mínimo de trégua. Pela primeira vez mais da metade da população brasileira em idade de trabalhar está fora do mercado de trabalho? E a Liberdade de Expressão deixou de ter ataques somente a nível nacional? O que realmente pode nos imunizar contra a tristeza? A segurança que o mundo não pode dar; Cristo Jesus! Vivemos momentos realmente difíceis. Quem devia seguir o evangelho e denunciar injustiças o que faz? Compõe com Governos? Estão alinhados com Prefeitos com viés autoritário? Criticam apenas o governo Bolsonaro?

Pessoas entristecidas acordando neste momento? A vida ficando sem horizontes? E não é por causa da pandemia do coronavírus. O temor, o medo, a tristeza não pode acuar os bons cristãos. É no silêncio das poderosas instituições milenares que tudo renascerá. A dinâmica do exercício do poder é discreta e sensata; ainda hoje ecoa os escritos de Santo Inácio de Loyola (fundador dos Jesuítas) e de São Josemaria Escrivá (fundador do Opus Dei). O mundo imaginam alguns: é comandado por homens. Os santos enfatizam que a ordem da arquitetura do universo advém do poder de DEUS. O tempo é senhor da Razão!

Coragem. Paciência tudo alcança. São nos momentos difíceis da vida que se conhecem os amigos e inimigos. O que pode nos imunizar contra a tristeza? Cristo Jesus. Não somos nós que vivemos, mas Cristo Jesus que vive em nós. Confia ou não em Deus?

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Artigo - O que pode nos imunizar contra a tristeza?

relacionadas

talvez você goste