Pesquisa Amostragem: Kleber Montezuma perde em 3 zonas de Teresina

A pesquisa do Instituto Amostragem realizada entre os dias 28 e 31 de outubro mostra uma derrota do candidato do PSDB Kleber Montezuma em três zonas mais populosas de Teresina. Segundo o levantamento do Instituto, o candidato de Firmino Filho só consegue passar em intenções de voto do candidato Dr. Pessoa(MDB) na zona Norte da capital.
Kleber Montezuma perde para Dr Pessoa em 3 zonas mais populosas de Teresina
Dr Pessoa mantém dianteira sobre Montezuma

O candidato Kleber Montezuma (PSDB) está atrás do Dr. Pessoa (MDB) em três das zonas mais populosas de Teresina. Segundo o levatamento, Dr. Pessoa vence na Zona Sul, Sudeste e Leste, perdendo para Montezuma apenas na zona Norte da capital.

Quem ganha para Prefeito na zona Sul de Teresina, segundo o Amostragem?

De acordo com o Instituto Amostragem, na zona Sul, Dr Pessoa abre uma vantagem de 15,3 pp sobre o candidato Kleber Montezuma. Na songagem, Kleber aparece com 23,3% enquanto Dr. Pessoa mantém 38,6% das intenções de voto da região.

Pesquisa Amostragem: Kleber Montezuma perde em 3 zonas de Teresina

Na zona Sudeste de Teresina, Pessoa se mantém na dianteira com folga

Já na zona Sudeste da capital Teresina, de acordo com o Amostragem, Dr Pessoa lidera com uma vantagem de 8,6 pp sobre o candidato Montezuma. Kleber aparece com 23,6% pp enquanto Dr. Pessoa tem 32,2% das intenções de voto da região.

Pesquisa Amostragem: Kleber Montezuma perde em 3 zonas de Teresina

PSDB perde hegemonia na zona Leste

A zona Leste de Teresina que era um reduto do PSDB até a eleição de 2016 tende a dar vitória ao Dr. Pessoa, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Amostragem. Na região dita como “nobre”, o candidato do MDB tem 32,6% das intenções de voto enquanto Kleber Montezuma apresenta 24,3 pp, uma diferença de 8,3% a favor do Dr. Pessoa.

Pesquisa Amostragem: Kleber Montezuma perde em 3 zonas de Teresina

Kleber vence na zona Norte com margem pequena

A região norte de Teresina dá uma vangagem de 4,8 pp para o candidato Kleber Montezuma, de acordo com a songagem do Instituto Amostragem. Lá, Kleber aparece com 29,6% e Dr. Pessoa com 24,8% das intenções de voto.

Pesquisa Amostragem: Kleber Montezuma perde em 3 zonas de Teresina

FICHA TÉCNICA –  A pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizada de 28 a 31 de outubro com 1200 eleitores com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral na zona urbana e rural de Teresina. A margem de erro é de 2,77% para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº PI-01773/2020, no dia 27 de outubro de 2020.

Quem será o próximo prefeito de Teresina?

Nos últimos dias aumentou o número de pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e divulgadas nos portais de notícias. Chamou atenção a discrepância entre os números apresentados. Dentre as três últimas a mais questionada por todos os lados da eleição em Teresina foi a do Instituto Amostragem que se chocou com os números divulgados pelo instituto IBOPE, contratado pela TV Clube, afiliada da Rede Globo em Teresina. Naquele levantamento divulgado pelo G1 Piauí, Dr Pessoa aparece com 37% das intenções de voto enquanto Kleber Montezuma surge com 22%.

Fábio Sérvio questiona pesquisas em Teresina

O candidato a prefeito de Teresina pelo PROS tem questionado as pesquisas eleitorais nas eleições de 2020. Ele se recorda que em 2018, quando foi candidato a governador, apareceia em último lugar e terminou a eleição na quarta colocação. “Há uma distorção, proposital ou por erro, nos resultados apresentados nas sondagens em Teresina. Quero acreditar que seja por erro, porque se for por má fé, estão mexendo com algo que é jurisdição Federal, e cabe à Polícia Federal investigar”, dissse Sérvio.

De acordo com o candidato, a 12 dias das eleições já não é mais possível o famoso “acerto nas pesquisas”, quando intitutos corrigem números para se aproximarem do resultado das urnas. “Este ano tivermos muitas questões, uma eleição atípica, um eleitorado distante das eleições e preocupado com saúde e economia, espero realmente que tenha sido por erro, porque se for por direcionamento, isso é um atentado à própria democracia”, concluiu.

relacionadas

talvez você goste