A última terça-feira (21) registrou um aumento significativo no índice de isolamento social em Teresina, com 61%, nove pontos a mais que o dia anterior. Esses dados reiteram o que já havia sido observado: a taxa de isolamento se eleva nos feriados. Na Sexta-feira Santa, por exemplo, o índice de pessoas que permaneceu em casa ficou em 66%.

A Prefeitura também antecipou o feriado do aniversário de Teresina, comemorado em 16 de agosto, para o dia 17 de abril, com o objetivo de manter a população em casa. Assim, o dia 17 registrou um percentual de 56%, que mesmo sendo bem menor que o dos outros feriados, ainda figurou como um dos mais altos índices da semana passada.

De acordo com especialistas e órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, o isolamento social é a principal ferramenta de combate ao vírus e o percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação é 73%. Em Teresina, segundo os dados do último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, são 150 casos confirmados de Covid-19 e sete óbitos.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Fonte: Ascom/PMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *