Heleno fala de “chantagem” do Congresso; Rodrigo Maia reclama ao Planalto

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reclamou nesta quarta-feira (19) cedo de uma declaração de ontem do ministro Augusto Heleno (Segurança Institucional) sobre a relação do Planalto com o Congresso.

“Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, disse Heleno, na presença dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) durante a cerimônia de hasteamento da bandeira, no Palácio da Alvorada, na manhã de terça-feira (18). A conversa foi reproduzida pelo jornal “O Globo”.

Heleno se referia ao acordo que estava sendo feito pelo governo sobre como poderiam cair parte dos vetos do presidente Jair Bolsonaro às regras do chamado Orçamento impositivo.

Já havia um acordo firmado para parte dos vetos de Bolsonaro serem mantidos, mas o Congresso exigiu que fosse antes preparada uma nova lei que garantisse a deputados e senadores mais liberdade em relação à destinação e verbas federais.

A reclamação de Rodrigo Maia pode levar a um impasse. O Congresso pode simplesmente se reunir e derrubar todos os vetos presidenciais. Esse seria o pior cenário para o governo. Até porque, ontem à noite, tudo parecia estar pacificado depois de uma reunião na casa do presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Fonte: Estadão Conteúdo

relacionadas

talvez você goste