Governo emite nota de pesar pelo falecimento de Maria da Inglaterra

É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento, aos 81 anos, da cantora e compositora piauiense Maria da Inglaterra, ocorrida na noite dessa quinta-feira, 7 de maio. Ela faleceu em consequência de problemas renais.

Maria da Inglaterra, cujo nome de batismo era Maria Luiza dos Santos Silva, foi um ícone da cultura do Piauí. Natural de Luzilândia, a artista levou o Piauí ao destaque nacional com o hit “O Peru Rodou”, que virou álbum em 2002.

A cantora viajou vários estados apresentando e levando a cultura piauiense, na sala Funarte, no Itaú Cultural (em São Paulo). Lançou um DVD e documentário intitulado de “Maria entre amigos” com a participação de intérpretes e depoimentos de personalidades da cultura piauiense e brasileira.

Apesar de não saber ler nem escrever, compôs mais de 2 mil músicas. Ela ditava as letras para o marido. Na sua primeira apresentação ao público em 1973, venceu o Festival Universitário em Teresina cantando a canção “O Peru Rodou”.

Em 2010 foi homenageada no Dia Internacional da Mulher pelo programa Domingão do Faustão. Maria da Inglaterra é uma das poucas artistas do Piauí a estarem no dicionário Cravo Albin da cultura brasileira.

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense, que perde um dos grandes nomes de sua cultura.

Fonte: Ccom

relacionadas

talvez você goste