Governo do Piauí garante ter aval para novos empréstimos

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou nota nesta terça-feira (25) desmentindo a informação do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas,  sobre o nível de endividamento do Piauí, que estaria impedido de contrair novos empréstimos.

De acordo com a nota, “o Piauí está posicionado entre os 10 melhores estados do Brasil, com dívida consolidada líquida inferior a 60% da receita corrente líquida. ”

Conforme a nota,  o Piauí foi o único estado brasileiro a quitar todas as dívidas junto ao Tesouro Nacional em 2020. Essa ação, segundo a Sefaz, “facilita a obtenção de operações de crédito para investimentos sem a necessidade do aval da União”.

Confira a nota na íntegra:
O Boletim das Finanças dos Entes Subnacionais de 2019, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia, revela que o estado do Piauí cumpriu rigorosamente os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, incluindo o limite de 60% de gastos com pessoal e a meta de resultado primário (positivo em R$ 717 milhões).

Em relação ao nível de endividamento, o Estado do Piauí está posicionado entre os 10 melhores Estados do Brasil, com dívida consolidada líquida inferior a 60% da receita corrente líquida.

Importante destacar ainda o fato do Estado do Piauí ser o único Estado do Brasil a quitar, em 2020, todas as dívidas junto ao Tesouro Nacional, o que facilita a obtenção de operações de crédito para investimentos sem a necessidade do aval da União”.

Fonte: Redação

relacionadas

talvez você goste