Governo define medidas para retomada de atividades nos órgãos estaduais

Controle de acesso nas entradas, instalação de divisórias para garantir distanciamento de pelo menos de 1,5 metro entre as pessoas, reforço da rotina de limpeza, instalação de dispensadores de álcool nos corredores e restrições à circulação de papéis. Essas são algumas das medidas previstas no protocolo destinado a gestores, elaborado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para a retomada dos trabalhos presenciais nos órgãos do Executivo estadual.

“O nosso objetivo é proteger os servidores e a população que precisa de atendimento. Recebemos do governador a tarefa de criar esse documento para ajudar os gestores a tomarem as medidas preventivas, a fim de preparar os órgãos para a retomada dos trabalhos. Para manter o distanciamento, será necessário, em alguns casos, mudar a posição dos móveis, colocar divisórias, pensar na organização da entrada, de forma a evitar aglomeração. Tudo isso precisa ser feito antecipadamente”, explica o secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano.

Ainda não há data para a retomada dos trabalhos presenciais, mas o Governo do Estado adianta que será uma volta gradual, ainda com servidores do grupo de risco trabalhando em casa e outros em escalas de revezamento. Cada gestor poderá fazer adequações no protocolo, de acordo com a realidade do órgão e o tipo de serviço prestado.

“Temos a difícil missão de garantir o atendimento que a sociedade precisa e, ao mesmo tempo, impedir que os órgãos se transformem em focos da doença, uma vez que a circulação de pessoas costumava ser grande nesses locais. Por isso, o pedido que nós fazemos à população é que, na medida do possível, utilize os canais de atendimento remoto, como telefones e e-mails, e só venham caso seja realmente necessário”, destaca Merlong.

Cartilha e cartazes
A Secretaria da Administração e Previdência, com a Coordenadoria de Comunicação do Estado, criou uma cartilha virtual com orientações para que os servidores possam evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Outra ação desenvolvida pela equipe foi a criação de cartazes com as principais recomendações para as dependências dos órgãos, para que servidor e público estejam bem informados sobre as medidas de prevenção em relação à Covid-19.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste