Governador lança cadastro para artistas culturais

O governador Wellington Dias (PT) lançou nesta sexta-feira (23) o Sistema de Cadastro Cultural do Estado (Sicac), que vai realizar um mapeamento dos artistas e manifestações culturais do Piauí, no intuito de nortear os programas governamentais do setor.

O Sicac também será disponibilizado ao Governo Federal no sentido de auxiliar na seleção dos beneficiados pela Lei Aldir Blanc, que dará um auxílio aos produtores culturais do país.

“É uma iniciativa a partir de uma lei aprovada no Congresso, sancionada pelo Governo Federal, que permite as condições de uma plataforma que faz esse levantamento de informações e a partir deste cadastro se define o acesso para a Lei Aldir Blanc. Este projeto tem o objetivo a proteção, apoio, auxílio aos agentes culturais. É um instrumento importante para que tenhamos uma atualização, acervo dos nossos artistas, agentes culturais, expressões culturais”, disse o governador.

O secretário estadual de Cultura, Carlos Anchieta, afirmou que o cadastro já está disponível no site da Secretaria de Cultura e pode ser acessado pelos artistas para o eventual preenchimento.

“Vamos ter um mapa cultural de todas as manifestações artísticas que existem no Piauí, toda esta equipe, um trabalho que foi construído com os técnicos do setor de cultura. É um mapa cultural do Piauí, que mais para frente vai servir para linkarmos a base de dados do Governo Federal. Foi um trabalho realizado junto com a ATI, foi um trabalho com os artistas, e está agora já no site da Secretaria de Cultura”, frisou.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste