FMS abre novo centro para rastrear contatos de pacientes com Covid-19

Teresina conta agora com oito Centros de Rastreamento e Testagem (CRT), que são espaços específicos para a realização de testagem, mediante agendamento, dos contatos de pacientes que receberam o diagnóstico positivo de Covid-19. O novo CRT, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), está localizado na faculdade Santo Agostinho, zona Sul da capital.

O objetivo dos CRTs é concentrar, em pontos espalhados pela cidade, a testagem de pessoas assintomáticas que moram com pacientes diagnosticados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do teste laboratorial do Lacen realizado nos hospitais. Também estão sendo direcionadas para estes locais as pessoas que contactaram a FMS por meio do serviço Testa Teresina, conforme orientação recebida durante atendimento via whatsapp.

Todos os testes são feitos exclusivamente mediante agendamento prévio, dando prioridade ao local mais próximo onde o paciente foi atendido. “Após o diagnóstico, a FMS entrará em contato por telefone com o paciente testado positivo para marcar de forma organizada o teste rápido de seus contatos domiciliares”, esclarece o diretor de Atenção Básica do órgão, Kledson Batista. Porém, ele ressalta que apenas farão testagem nos CRTs as pessoas que, apesar da convivência, não apresentaram sintomas gripais. “Os contatos sintomáticos serão testados nas UBSs, onde também receberão atendimento médico”, destaca o diretor.

Ele explica ainda que a estratégia ajuda a evitar a transmissão e, ao mesmo tempo, traz segurança aos usuários em relação ao futuro e o andamento da doença. “O teste permite que façamos o rastreio do maior número de pessoas com o vírus, pois o paciente identificado na UBS com o novo coronavírus tem seus contatos domiciliares rastreados, isolados e mantidos em quarentena por 14 dias. Isso ajuda a evitar a transmissão e, ao mesmo tempo, garante um isolamento com segurança”, disse Kledson Batista.

Os demais Centros de Testagem ficam localizados na Faculdade Uninovafapi, Colégio CEV (zona Leste), faculdades Estácio (zona Sudeste) e Uninassau e Clube dos Cem (zona Sul), além do Clube dos Servidores Municipais e Centro de Artes e Esportes Unificados (zona Norte). Há ainda a previsão de abertura de mais um CRT, no CEU da zona Sul.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste