Em visita ao Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Firmino Filho anunciou para amanhã o início gradual das atividades da unidade de saúde, que será referência para os encaminhamentos de pacientes positivos para a Covid-19 e possui 86 leitos, sendo quatro de estabilização e os demais de internação. Durante a visita do prefeito, o padre Chiquinho e o pastor Denisard Júnior realizaram uma bênção do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi.

O prefeito destacou os esforços que a Prefeitura tem realizado no sentido de evitar a propagação em massa do novo coronavírus e lamentou o aumento do número de casos registrados nos últimos dias. “Esse hospital será o ponto central da linha de assistência na cidade de Teresina para os pacientes da Covid-19. Que Deus possa abençoar todos os trabalhadores de saúde que vão exercer o seu ofício, a sua solidariedade, nesse local. Que Deus possa proteger também todos os pacientes que, por ventura, venham a precisar desses atendimentos”, pontua.

Sediado no Centro de Treinamento de Badminton, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi representa um investimento de R$ 1.904.118,00, por parte da Prefeitura de Teresina, em estrutura e equipamentos. O funcionamento do hospital, pelo período de três meses, demandará um aporte de R$ 6.394.604,50.

“O Hospital Padre Pedro Balzi começará a funcionar a partir de amanhã, de forma gradual, recebendo pacientes regulados, ou seja, o hospital não será porta aberta. As pessoas com quadro de síndrome gripal devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou ligar para o Alô Saúde 0800 291 0084. Eles farão os encaminhamentos dos pacientes”, explica Manoel de Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

No total, 413 profissionais trabalharão no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, pessoal administrativo, de serviços gerais e de apoio.

A Prefeitura de Teresina está construindo outros dois hospitais de campanha: o Hospital Fraternidade, no Lar da Fraternidade, com 30 leitos de internação e um de estabilização, e o hospital anexo ao HUT, com 60 leitos de UTI.

Prefeito Firmino Filho em visita a hospital de campanha

Fonte: Ascom/PMT
Foto: Rômulo Piauilino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *