Equipes monitoram nível dos rios e estações de bombeamento

Os técnicos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte visitaram, nesta sexta-feira (21), as regiões ribeirinhas e próximas às lagoas, que demandam atenção redobrada nos períodos com altos índices pluviométricos. O objetivo da visita foi verificar a condição destes locais, após as chuvas que caíram em Teresina na noite de quinta e na madrugada desta sexta-feira.

Além desses locais, as equipes também percorreram as estações de bombeamento para verificar o nível das águas nesses locais. A medida ajuda no trabalho de prevenção e manutenção realizado nestas regiões, pela SDU Centro-Norte.

De acordo com a gerente de Obras de Serviços da Superintendência, Patrícia Santos, graças à manutenção preventiva nas estações de bombeamento e limpeza nos bueiros e galerias não aconteceram muitos problemas. “O nosso trabalho preventivo fez com que tivéssemos um bom escoamento das águas da chuva, com isso evitamos inundações nas áreas ribeirinhas e próximas às lagoas”, disse.

Os pontos que apresentaram problemas foram poucos, mas as equipes já estão em campo resolvendo. “Alertamos mais uma vez a população para que evite jogar lixo em terrenos baldios e nas vias públicas, pois quando chove esse material vai todo para as galerias e dificulta o escoamento da água”, acrescenta.

A gerente explica ainda que a limpeza na galeria nas proximidades do Mercado São José, mais conhecido como Mercado Central, fez com que fossem evitados problemas no local. “Retiramos muito lixo dessa galeria e o nosso trabalho é contínuo nessa limpeza, mas precisamos da colaboração das pessoas”, enfatiza.

Patrícia informa que as equipes estão monitorando as estações de bombas e o nível dos rios para evitar problemas. “Ainda não houve a necessidade de ligar as bombas na totalidade, mas estamos monitorando o nível dos rios, caso seja necessário, vamos tomar essa providência”, explica.

Para resolver definitivamente esse problema de drenagem está em fase de projeto a construção de novas galerias em vários pontos da zona Norte. “O fechamento do Canal do Mocambinho já é uma das medidas para resolver esse problema de escoamento de água na região”, diz.

Estações de Bombeamento

Durante todo o ano a SDU Centro Norte mantém a manutenção das bombas das estações. Todo o sistema funcionou durante as cheias dos rios que cortam a capital, evitando transtornos na região.

Só na região Norte são 24 bombas aptas para atuarem nas estações de bombeamento, sendo seis na Avenida Marechal Castelo Branco (Bairro Primavera), nove na Avenida Boa Esperança, próxima ao Encontro dos Rios. Na Rua Santa Clara (no Dique do Rio Poti), existem seis bombas submersas e três externas, para casos emergenciais, atendendo as Vilas Mocambinho 1, 2, e 3, bairros Mocambinho e Santa Sofia.