Eleições 2020: Pré-candidatos e a comunicação online

0
Compartilhar

Os pré-candidatos a prefeito em Teresina nas eleições de 2020 estão todos na linha de largada. Ainda não deram o pontapé inicial para poderem botar seu bloco em atividade. Claro, muitos estão seguindo o protocolo de segurança e evitando aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas não podemos deixar de reconhecer que têm candidatos se articulando nas redes sociais onde têm uma certa facilidade de se comunicar.

Há também pré-candidatos que foram prejudicados pela pandemia e aqueles pré-candidatos que se beneficiaram na nova fórmula de fazer política, sem o corpo-a-corpo, algo impensável há anos.

Dos pré-candidatos que se ofuscaram por conta da pandemia, podemos citar o Dr. Pessoa (MDB). Bastante conhecido na periferia, sendo candidato a governador em 2018, quando ficou em segundo lugar, Dr. Pessoa não se adaptou ao estilo de comunicação virtual. Mesmo com o apoio popular, o candidato do MDB vem tendo um encolhimento nítido, sendo o mais ausente nas redes sociais.

Outro pré-candidato que não vem tendo um desempenho bom no meio virtual é o ex-secretário de Segurança e deputado federal Fábio Abreu (PL). Com a visibilidade da Segurança, Fábio Abreu se aproveitou bem das redes sociais quando esteve à frente da pasta. Agora, no mandato de deputado federal, o capitão perdeu sua robustez e sumiu das redes sociais.

O ex-secretário de Cultura e deputado estadual Fábio Novo (PT) vem fazendo um trabalho de rede social modesto, sem um impacto que possa se posicionar de maneira convicente e que tenha repercussão. É o famoso feijão com arroz. A impressão que se tem é que o candidato fará o sprint final com a intervenção do governador. O problema é que o governo anda sendo alvo de operação da Polícia Federal, no caso de fraude no transporte escolar.

O pré-candidato do PSDB à prefeitura de Teresina e ex-secretário de Educação, Kleber Montezuma, montou uma estratégia e tomou a primeira decisão na campanha: tirou Montezuma e agora se chama Kleber no período eleitoral. Já contraiu covid-19, se isolou e venceu a doença. Como candidato do prefeito Firmino Filho, entra com capilaridade, isso é fato. Agora, falta a Kleber a empatia necessária para ter uma desenvoltura nas redes sociais.

Fábio Servio, pré-candidato do PROS à prefeitura de Teresina, vem aproveitando bem a comunicação nas redes sociais. Candidato a governador em 2018, quando ficou em quarto lugar, com mais de 63 mil votos, Sérvio atualiza suas redes sociais constantemente e tem um público fiel que o acompanha. É o pré-candidato que melhor utiliza as redes sociais pra se poscionar e colocar seus projetos nas plataformas online.

Orlando Dias
Da Redação

Postagens Relacionadas
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *