Edifício-Sede do Banco Central do Brasil em Brasília

Economia brasileira cresce 0,34% em fevereiro, indica prévia do BC

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) avançou 0,34% em fevereiro e fechou o primeiro bimestre de 2022 com alta de 0,44%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pelo BC (Banco Central). O dado é o primeiro divulgado desde o início da greve de servidores da autoridade monetária.

Com a variação, o indicador conhecido por sinalizar uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens e serviços produzidos no país — alcançou 139,3 pontos na série dessazonalizada (livre de influências).

Os números da prévia do PIB de janeiro mostram ainda que a atividade econômica brasileira cresceu 4,82% no acumulado dos últimos 12 meses, o que mantém a trajetória de recuperação após as perdas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Na comparação trimestral, o IBC-Br aponta para um desempenho 0,27% melhor da economia no período compreendido entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, na comparação com os três meses anteriores.

Em relação ao mesmo intervalo do ano passado, a alta apurada pelo indicador foi de 0,88%. Já na comparação com o mesmo mês de 2021, o desempenho da atividade econômica apresentou uma alta 0,54 ponto percentual inferior ao salto de 0,88% registrado há um ano.

Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico. Em 2021, por exemplo, a economia brasileira saltou 4,6%. Segundo a prévia do BC, houve alta de 4,5% na atividade econômica do mesmo período.

Fonte: R7.com

relacionadas

talvez você goste