Detran-PI adota nesta sexta (14) Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo digital | Piauí

Começa a valer nesta sexta-feira (14) o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) pelo Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI). O registro estará disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

Segundo o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, a versão eletrônica do CRLV tem a mesma validade do registro físico. Para ter acesso ao documento digital, o proprietário precisa ter pago o licenciamento anual do veículo.

“Assim como a CNH, o CRLV digital poderá ser acessado no aplicativo e até mesmo compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, basta instalar o programa em seu dispositivo móvel. Não será cobrada taxa para a versão eletrônica, ela é totalmente gratuita”, informou.

O diretor do Detran destacou que a partir da CRLV digital, o proprietário não precisará ir até o órgão para ter acesso ao documento. A partir de agora, o usuário pode acessar o site do departamento e imprimir o registro, que conta com QR Code, que pode ser lido para verificar a autencidade durante uma fiscalização de trânsito.

O Piauí é o 24º estado a adotar essa tecnologia aos proprietários de veículos. “É uma mudança importante na forma de relacionamento do usuário com o órgão de trânsito. Queremos com isso facilitar o acesso das pessoas. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line”, comentou.


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *