Demóstenes Ribeiro defende a reabertura de espaços públicos e prevê demissão em massa em academias

1
Compartilhar

O empresário e professor de Educação Física Demóstenes Ribeiro afirmou nesta segunda-feira (4) que a reabertura de espaços públicos para prática de atividades físicas é um meio para promover saúde quanto prevenir doenças e tratar doenças. O professor lamenta as demissões em massa em academias por conta isolamento social, acrescentando que foi criada uma histeria na população.

“O meu entendimento e de toda categoria de profissionais de educação física, nós vemos da seguinte forma: a atividade física, vastamente documentado na literatura científica, é um meio de você tanto promover saúde quanto de preveniir doenças e de tratar doenças. A atividade física é fundamental pra saúde. Isso é um fato, não tem como se negar isso”, frisa.

De acordo com o professor Demóstenes Ribeiro, a prática de atividade física regular melhora o sistema imunológico.

“No sistema imunológico, se você tem uma prática de atividade física regular, você tem uma melhoria do seu sistema imunológico e dessa forma você pode ter contato com o vírus e não adoecer ou adoecer numa intensidade baixa. Por exemplo, se você tem um nível de estresse baixo, com a prática da atividade física regular, sendo que um dos efeitos da atividade fisíca regular é diminuir seu estresse emocional. Tendo uma redução do estresse emocional, tem um impacto diretamente na sua imunidade. É uma série de fatores que contribuem para a prática da atividade física”, explica.

O professor afirmou que há o risco de contrair o vírus em atividade física em lugares abertos, mas em níveis menores, ressaltando que o risco da pessoa ficar em isolamento é maior.

“O vírus é uma realidade, mas nas atividades em lugares abertos, a probabilidade é pequena. O risco pra saúde da pessoa ficar em isolamento é muito pior do que um eventual risco que ela venha sofrer em atividade sendo executada de forma num lugar aberto”, explica.

Segundo o professor Demóstenes, hoje há uma conscientização da população sobre o uso de máscaras para evitar o contágio com o vírus em atividades físicas.

“Hoje, as pessoas estão conscientizadas de cuidados básicos, de usar máscaras, não ter contato em locais que há muitas pessoas. A atividade física é importante neste sentido. Essa questão eu venho defendendo há um tempo. Inclusive, eu fui um dos que instigou para fazer a campanha de liberar os parques e avenidas para a prática de atividades físicas”, afirma.

Em relação à reabertura de academias de atividades físicas privadas, o professor Demóstenes afirmou que foram adotadas medidas de higienização.

“Academia é um espaço de promoção de saúde, sendo que a atividade física seria supervisionada, sistematizada. Isso é um fator que mostra resultados mais rápidos. Nas academias, nós temos como adotar medidas de higiene para diminuir a possibilidade de transmissão de um eventual contágio. Mas, num primeiro momento, a nossa preocupação é mais a nível de Teresina, de saúde. A nossa intenção logo é liberar os espaços públicos para a prática de atividade física, pensando no bem-estar da saúde. Agora, defendemos a abertura de atividades físicas em lugares abertos e num segundo momento em academias entre no rool de atividades essenciais para a saúde”, comenta.

O professor lamenta o momento de dificuldades vivido pelas academias, com demissões em massa, acrescentando que foi criada muita histeria na população.

“As academias estão passando por muita dificuldade. Das nossas unidades, da Demóstenes, temos uma unidade que será fechada. As demissões serão em massa, com suspensão de contrato. Vai ser um grande caos se a gente não conseguir reverter logo essa situação. A população de Teresina perde muito com esse pânico, com essa histeria que foi criada.É motivo lógico para preocupação, de se cercar de cuidados, mas não é para você deixar de fazer uma atividade física”, lamenta.

Orlando Dias
Da Redação

Postagens Relacionadas
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *