Defesa Civil confirma redução nos níveis dos rios Marathoan, Longá, Parnaíba e Poti

O boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM) desta sexta-feira (27) informa uma redução no nível dos rios Marathoan, em Barras; Longá, em Esperantina; Parnaíba, em Luzilândia; e do Poti, em Teresina. Apesar desses dados ainda há persistência do quadro de inundação especialmente Barras, Esperantina e Luzilândia e Teresina, nas próximas horas e os órgãos competentes mantêm-se em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas. Em Teresina, é possível que volte a aumentar o nível do rio Parnaíba devido a defluência no Reservatório de Boa Esperança.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Magela, as equipes do Corpo de Bombeiros e dos órgãos de Defesa Civil dos municípios receberam também o reforço do Exército Brasileiro e juntos estão trabalhando na retirada de pessoas das áreas de risco e levando ajuda humanitária também para os que ficaram isolados. “Nesse momento temos tido também o cuidado de além de levar os kits de ajuda humanitária contendo cestas básicas, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, levar atendimentos de saúde, remédios evitar a proliferação de doenças entre elas o Covid-19”, comentou o gestor.

Segundo Magela, foram distribuídos mais de 1500 kits humanitários e próxima semana novos kits devem ser entregues. “Temos tido um cuidado especial também na forma de alojamento, evitando aglomerações e colocando famílias distintas separadas”, disse.

Na estação localizada em Barras foi registrada a cota de 5,50 m às 18h45 de sexta-feira (27), e com previsão de manutenção do nível em torno de 5,48 m nas próximas 8 h, portanto 1,28 m de lâmina de inundação, caso não ocorram maiores volumes precipitados sobre a bacia nas próximas horas. Em relação ao rio Longá, em Esperantina, a cota atual é de 8,54 m, 1,14 m acima da cota de inundação , a redução no nível nas ultimas 24 horas foi de 14 cm. O rio continua a mostrar tendência de diminuição do nível, a cota esperada para às 2h45 h de amanhã, 28/03/2020, é 8,45 m, portanto devendo ficar com uma lamina de inundação de 1,05 metros.

Quanto à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,92 m, 22 cm acima da cota de inundação definida e continua a apresentar tendência de redução do nível, com cota prevista para às 6h30 deste sábado (28), em torno de 5,88 m, mantendo dessa forma a lâmina de inundação de 18 cm.

Já o rio Poti em Teresina continua em processo de recessão, ou seja, reduzindo o nível, mesmo que em menor velocidade. A cota atual é de 6,53 m, portanto dentro da faixa de normalidade. A tendência é que o rio apresente diminuição do nível nas próximas 10 horas, para valores em torno de 6,43 m às 4h30 de sábado (28), ainda dentro da faixa de normalidade.

Quanto ao rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú – MA/ Floriano – PI o nível registrado às 18h30 de sexta-feira (27) foi de 6,53 m, com previsão de redução do nível nas próximas 8 horas para valores próximo de 6,50 m, ficando 30 cm abaixo da cota de alerta (6,80 m) para a estação, portanto em cota de atenção.

Nas cidades de Teresina/Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,85 m, 35 cm acima da cota de alerta (5,50 m), e nas próximas 8 horas tem tendência de manutenção do nível que deve oscilar em torno da cota 5,79 m, mas pode voltar a elevar-se pela chegada do aumento de vazão liberado pelo Reservatório de Boa Esperança realizado a partir do dia 24 de março. Conforme comunicado pela Chesf, permanece a defluência no reservatório de Boa Esperança em valores de 1400 m3/s.

Fonte: Ccom

relacionadas

talvez você goste