Decreto prorroga operação Lei Seca para o próximo final de semana

O governador Wellington Dias anunciou, na tarde desta segunda-feira (26), que irá expedir novo decreto repetindo as restrições estabelecidas no último final de semana, visando reduzir a transmissão do coronavírus e o adoecimento de pessoas no estado do Piauí. O chefe do executivo estadual se reuniu com gestores da saúde, segurança e representantes do Comitê de Ações Emergenciais (COE), que apresentaram os resultados das ações adotadas entre sexta-feira e domingo. A avaliação é considerada positiva.

Veja o decreto aqui.

Dentro da operação denominada Lei Seca, a Polícia Militar contabilizou 8.645 abordagens com orientação de pessoas. Policiais visitaram 743 estabelecimentos, expediram 24 notificações por perturbação, 8 notificações por descumprimento a medida sanitária,173 autuações no trânsito e 6 pessoas presas por ingestão de bebida alcoólica ao volante.

“A maior parte dos (cidadãos) que procuramos e abordamos atenderam ao pedido da Polícia Militar de cumprir as regras. O trabalho das forças de segurança é sensibilizar a população que ela é necessária para manter os indicadores em condições de controle” ponderou o secretário de Segurança, Cel. Rubens Pereira.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 54% nesta segunda-feira. A secretaria de Saúde segue acompanhando os números relacionados à Covid-19, com atenção especial às regionais de Bom Jesus, Oeiras e São Raimundo Nonato. “A média móvel do número de casos apresenta uma certa elevação. Porém, estamos tomando todas as medidas que garantam assistência a todos que possam recorrer ao sistema público de saúde”, garantiu.

As restrições estabelecidas pelo governo visam o cumprimento das medidas higienicossanitárias, como uso da máscara e distanciamento. Busca também reduzir as internações por acidentes de trânsito nas unidades de saúde, abrindo vagas para pacientes em tratamento pela Covid-19. O decreto restringe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas e  determina ainda a intensificação de testagem por meio de visitas domiciliares das equipes de saúde, dentro do programa Busca Ativa.

Seguindo orientação do COE, o governador anunciou que irá expedir novo decreto, repetindo as restrições no próximo fim de semana. O governo vai transferir o feriado pelo dia do servidor público para a próxima sexta-feira (30), prolongando o feriado com o dia de finados (2). “As novas medidas tem o mesmo objetivo: reduzir os índices de transmissão do vírus, diminuir os números de adoecimento e óbitos. Aumentamos a vigilância e o rigor para aqueles que não cumprem as regras, confiando nos estabelecimentos que seguem os protocolos”, declarou Dias.

“Há necessidade de se manter para o próximo final de semana, até por ser um feriado prolongado, para garantir que as medidas higienicossanitárias sejam obedecidas e garantir a proteção da nossa população” explicou o membro do COE, médico José Noronha.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste