Coronavírus: Teresina tem 420 casos confirmados e 13 óbitos

Teresina registrou mais duas mortes ocasionadas pela Covid-19, totalizando agora 13 óbitos de residentes na capital. Um dos pacientes era um senhor de 59 anos com doença cardiovascular e pneumopatia crônica, residente da zona Sul, que estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e faleceu dia 29. O outro era uma senhora de 91 anos, sem informação de comorbidades, da zona Leste. Ela estava internada num hospital particular no bairro Primavera, com exame confirmado desde o dia 20 e faleceu nesta sexta-feira.

Em 24 horas foram registrados 37 novos casos, totalizando 420 pessoas testadas positivas para o Novo Coronavírus. “Contabilizamos quatro mortes em menos de cinco dias. Além dos dois casos noticiados hoje, tivemos outros dois na terça-feira, dia 28: um senhor de 77 anos, hipertenso, cardiopata, residente da zona Sudeste, e uma senhora de 73 anos, que morava na zona Norte e tinha doença neurológica crônica e neuromuscular”, informa a enfermeira Francisca Rodrigues, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Cerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo Novo Coronavírus em Teresina, segundo pesquisa de investigação sorológica, com testes para a Covid-19, encomendada pela Prefeitura. Os dados indicam que, para cada pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas. “É crucial atingirmos o isolamento social, especialmente nas próximas semanas, uma vez que o Brasil ultrapassou a triste marca de 5 mil mortes por Covid-19 esta semana. Essa é uma situação que não temos controle. Tem que existir responsabilidade por parte da população”, diz o prefeito Firmino Filho.

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste