Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, morre aos 47 anos

0
Compartilhar

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). Ele tinha 47 anos.

Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não havia sido divulgada.

Veiga trabalhou no “Mais Você” por mais de 20 anos interpretando o boneco, que ficou conhecido pelas tiradas de humor.

“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Veiga em depoimento ao site Memória Globo.

O papagaio foi idealizado por Ana Maria Braga em 1996, informa o Memória Globo. Na época, ela apresentava o programa “Note e Anote”, na Record, que entrava no ar após a programação infantil. Por esse motivo, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.

“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional”, lembrou Ana Maria em depoimento.

“E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro’. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo.”

Diversas pessoas foram testadas para manipular o papagaio, que mistura elementos de fantoche com controle remoto – mas quem ficou com o papel desde o começo foi Tom Veiga.

Na época, ele trabalhava como assistente de estúdio do “Note e Anote”. Certa vez, no entanto, pegou o fantoche para brincar com os colegas. Foi quando Ana Maria o viu e convidou para interpretar o Louro ao vivo no dia seguinte.

“Eu estava brincando com o boneco na produção, tirando sarro do pessoal que trabalhava com a gente, e ela [Ana Maria Braga] viu e gostou. Ela falou: ‘Amanhã você entra no ar como Louro José, tá?”, afirmou Veiga em um documentário feito em 2014 pelo Memória Globo.

Um dos grandes sucessos do programa naquela época era um quadro de Pegadinhas no qual Ana Maria e Louro José faziam disputa de piadas. Bem-humorado, o papagaio mostrava tiradas engraçadas.

Com o passar do tempo, o Louro José foi ganhando mais espaço na atração da Record. No “Mais Você”, ele dividia a apresentação com a “mãe”.

Ele também já teve sua história contada no programa. Quando fez 18 anos de idade, ganhou um Arquivo Confidencial. Sucesso entre as crianças, o papagaio ganhou versões em brinquedo.

Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele:

“Meu papagaio mais amado, meu filho. Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas”.

Ana Maria Braga2
Ana Maria Braga e Louro José: parceria de 23 anos

Famosos lamentam morte de Tom Veiga, intérprete de Louro José
Após a notícia da morte de Tom Veiga, que dava vida a Louro José no Mais Você, famosos usaram suas redes sociais para lamentar a perda. Confira as homenagens:

Ana Furtado, apresentadora
Trouxe alegria e momentos memoráveis para a televisão brasileira com o nosso eterno e icônico Louro José. Um cara querido, doce e talentoso com quem tive o prazer de trabalhar junto algumas vezes. Querido Tom, descanse em paz. Deus conforte os corações dos amigos, fãs e familiares!

Serginho Groisman, apresentador
Gentil, engraçado , irônico , crítico. Tom Veiga foi como o personagem que incorporou por mais de 20 anos. Fica minha saudade e meus sentimentos à família , amigos e a todos que tiveram o privilégio de trabalhar com ele. Fica em paz.

Poliana Abrita, apresentadora
E a gente brincou: “- O Louro e a Ruiva juntos!”… Carinhoso, alegre, gentil – assim vou lembrar de você, Tom Veiga.

Geovanna Tominaga, atriz e apresentadora
Gente, tô sem ar aqui com a notícia da morte do Tom Veiga, nosso eterno Louro José. Foram 3 anos de parceria no #maisvoce Meus pêsames a família e que os corações fiquem paz.

Walcyr Carrasco, diretor
Fiquei muito sentido com a notícia do falecimento do ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, personagem do Programa Mais Você. Ele que alegrava as nossas manhãs junto com a minha amiga @anamaria16 . Que Deus conforte o coração de todos os colegas, familiares e amigos. Descanse em paz, Tom Veiga!

Cátia Fonseca, apresentadora
Triste demais pela notícia do falecimento do ator Tom Veiga, que por tantos anos nos alegrou com o amado Louro Jousé – que o Tom faça a passagem na luz e receba todas as bençãos divinas. Minhas orações a familia, aos amigos e a @anamaria16. Sintam-se todos abraçados e acolhidos nesse momento tão difícil.

Maria Cândida, apresentadora
Morre Louro José… Morre o ator Tom Veiga… q tristeza, meu Deus!
Como acreditar nisso? Dia após dia encaramos o pior dos mundos e seus picos de dor. Meus sentimentos à família de Tom Veiga, que conheci nos anos 90, na Record, quando era repórter lá e a Ana Maria tinha o Note Anote.
Meus sentimentos @anamaria16… Não sei o que dizer… Mas que você receba vibrações de amor para que a dor de perder seu parceiro, que te acompanhou por tanto tempo, seja mais suportável, se for possível.
Tom, vc arrasou absolutamente sempre e conseguiu imprimir personalidade e ironia em um personagem que será amado pra sempre pelas pessoas. Que Os espíritos de luz te recebam no plano espiritual. Vá em paz!

Ivete Sangalo, cantora
Dois amores, Tom e o Loro José . A gente fica triste quando pessoas que nos fazem bem se vão . O Loro José faz parte das nossas famílias. Deixo aqui a minha homenagem e orações para a família amigos e fãs. @anamaria16 receba o meu amor e minhas orações.

Felipe Andreoli, apresentador
Puxa vida, que triste essa notícia do Louro José Coração negro
Descanse sem Paz, Tom

Fabíula Nascimento, atriz
Que Tristeza

Eliana, apresentadora
Querida @anamaria16 receba todo o meu carinho. Meus sentimentos aos amigos e familiares do ator Tom Veiga que interpretava o carismático Louro José. Triste notícia. Descanse em paz.

Mumuzinho, cantor
Eu não acredito que 2020 levou o Tom Veiga, famosa voz do Louro José. Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

Vera Magalhães, jornalista
Que triste a morte do Tom Veiga nessas circunstâncias. Meu pensamento vai pra @ANAMARIABRAGA, a quem entrevistei recentemente, que enfrentou tanto neste ano e perde um companheiro de jornada. Força a ela e à família do Louro José

Felipe Neto, Youtuber
Que tristeza… Muita força pra família. O Louro José foi uma das maiores criações da história da TV brasileira. Vá em paz, Tom Veiga

Mariana Santos, atriz
Que tristeza…meus sentimentos #tomveiga

Fonte: globo.com
Fotos: Divulgação

Postagens Relacionadas
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *