Alfabetiza Teresina eleva o número de alunos alfabetizados ainda na Educação Infantil

Fotos: Rômulo Piauilino

Nesta terça-feira (18) a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) reafirmou o pacto com as escolas para alfabetizar as crianças ainda no 1º ano do Ensino Fundamental, com o lançamento do Projeto Alfabetiza Teresina 2020, um esforço conjunto na busca pelos melhores resultados com as habilidades de leitura e escrita. A solenidade de lançamento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí e contou com a participação dos diretores e coordenadores pedagógicos que vieram conferir os resultados de 2019 e saber quais as novidades do Alfabetiza para este ano.

O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma agradeceu o empenho dos professores e destacou sobre os bons resultados. “Em 2014, a gente ficava satisfeito em ver 42% das crianças alfabetizadas, mas ainda tinha uma insatisfação do nosso ponto de vista. Buscamos formas de fazer com que esse resultado fosse diferente e por isso tomamos a decisão de potencializar a alfabetização, para que até os 6 anos de idade todas as crianças estivessem lendo e escrevendo com fluência. Assim investimos nas políticas de alfabetização, e o resultado é esse. Em 2019 estamos com mais de 90% das crianças alfabetizadas na idade certa. Isso é fruto de um trabalho dedicado dos nossos docentes. Para 2020 esperamos conseguir resultados ainda melhores”, destaca.

O Projeto é direcionado para alunos da Rede Municipal no Ciclo de Alfabetização, que vai do II Período da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

O prefeito Firmino Filho participou do lançamento, e destacou a importância da ação para a consolidação das habilidades dos alunos. “Em Teresina, as crianças são estimuladas a ler nos primeiros anos da Educação Infantil, com estratégias definidas para cada ano escolar. Os resultados vêm dando destaque nacionalmente para a educação municipal. Fazer com que as crianças aprendam a ler e escrever no momento certo, que é até os 6 anos de idade, é uma tarefa fundamental, para que possamos construir uma trajetória de sucesso. O projeto Alfabetiza faz a meninada aprender na idade correta e o resultado obtido é fantástico, nós já estamos com 90% das crianças devidamente alfabetizada aos 6 anos, isso demonstra que estamos fazendo o dever de casa. O compromisso da nossa gestão é aperfeiçoar esse modelo de gestão para essa conquista tão importante, melhorando cada vez mais a educação”, comemora.

A coordenadora do Alfabetiza Teresina, Carmem Portela, conta que os resultados do ano passado são excelentes, motivando o grupo para fazer ainda melhor em 2020. “A leitura diária, a dedicação dos professores e assistentes, o planejamento e a criatividade das equipes escolares estão nos proporcionando resultados surpreendentes na alfabetização das crianças. O objetivo é ter 100% alfabetizadas no 1º ano, e estamos muito perto disso”, revela.

Após lançamento do projeto, as unidades de ensino já começam a implementar as ações. Os professores estão participando de capacitações no Centro de Formação Odilon Nunes, enquanto as escolas recrutam os assistentes de alfabetização.